Todos nós, na hora da comprar de um aparelho eletrônico, já ouvimos a pergunta: 110V ou 220V?
Esses números representam o potencial da corrente que será necessária para o aparelho funcionar.
Tecnicamente não há diferença. A escolha de umas dessas tensões importa apenas para instalação elétrica em um imóvel….inclusive é possível termos tomadas com qualquer das duas tensões em casa, desde que a rede elétrica esteja preparada para isso.
A explicação para a diferença de tensão no Brasil, segundo a revista Superinteressante (https://super.abril.com.br/…/por-que-em-algumas-cidades-a-…/) está no início da instalação elétrica, que foi realizada por empresas estrangeiras. A depender da empresa que realizou a instalação, uma voltagem foi implantada. A padronização da tensão para o país todo agora implicaria em refazer as redes, o que seria muito caro.
E há diferença no consumo de energia em razão da tensão?
Não há diferença significativa. O que impacta na conta é o consumo dos aparelhos. Por isso devemos observar aquela tabelinha de eficiência do Procel, fixada nos equipamentos.
Mas Preste atenção: é muito importante saber qual a tensão elétrica das tomadas que você utiliza, pois isso influencia na durabilidade dos equipamentos e na sua segurança.
Até +!
Comentários: