Quando falamos de edificações, sejam elas residenciais, comerciais, de permanência temporária ou não, independente da finalidade da sua atividade, ela precisa ser realizada com segurança e esse ambiente deve ser bem projetado e seguro contra riscos de incêndio. Por esse motivo, no artigo de hoje vamos falar sobre o Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio (PPCI).
As edificações estão expostas a diversos riscos diariamente e por esse motivo se faz necessário estar sempre atento quanto ao cumprimento dos requisitos de segurança de cada local. Quando se perde o controle sobre o fogo, ele possui uma capacidade imensa de destruição, tanto por perdas materiais quanto por perdas humanas. “É possível dizer que o incêndio assola a todos, independente de condições econômicas, políticas ou geográficas e, na maioria das vezes, tem efeitos devastadores, causando perdas e danos irrecuperáveis”, Ono (2004).
O PPCI (Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio) é o documento que planeja as ações que devem ser seguidas em uma edificação em caso de incêndio, definindo os ambientes e sistemas de construção para evacuar as pessoas de forma rápida e eficiente em caso de emergência e combater o incêndio.
Atualmente, notamos que houve um aumento das exigências quanto a Prevenção e Combate a Incêndio, mas isso só aconteceu com o passar do tempo, foi preciso acontecer grandes tragédias e perdas para que os Códigos de Segurança dispusessem de alterações por parte das autoridades.
O Projeto de Prevenção e Combate a Incêndio quando bem elaborado, deixa a edificação segura, pois prevê os equipamentos e instalações que apoiam e previnem a ocorrência de incêndio, que combatem o princípio de incêndio e facilitem a evacuação com segurança do local por parte de todos os presentes. Na sua elaboração, contempla a Sinalização e Iluminação de Emergência, a orientação para Saídas de Emergência, distribuição dos Extintores, Sistema de Detecção e Alarme de Incêndio, Hidrantes e Sprinklers (quando for o caso).
Segundo IBAPE (2013): “Entende-se como sistema de prevenção contra fogo e combate a incêndio o conjunto de procedimentos e instalações hidráulicas, elétricas, acessórios e demais componentes que, quando acionados ou em uso, possibilitam a ação desejada”.
As medidas de segurança de qualquer edificação podem ser de caráter preventivo e protetivo. As medidas de prevenção são aquelas destinadas a prevenir a ocorrência do início do incêndio, uma precaução. Já as medidas de proteção, destinam-se a proteger a vida humana e os bens materiais dos danos do incêndio que já se desenvolve.
Tanto as medidas preventivas quanto as protetivas precisam ser devidamente instaladas e necessitam ser constantemente supervisionadas, por meio de vistorias e manutenção, de maneira que exerçam suas funcionalidades caso haja necessidade. Não adianta estarem instaladas ou previstas, as medidas preventivas devem estar em condições para sua operação, quando há o incêndio: “A manutenção periódica de seus elementos e a inspeção são atividades imprescindíveis à confiabilidade e ao sucesso da operação.” (IBAPE, 2013).
As pessoas precisam estar conscientes da importância da implantação, manutenção e uso correto de todos os dispositivos de segurança especificados pelo código. Muitas vezes os responsáveis pelo imóvel, após conseguido o alvará ou realizada a vistoria do corpo de bombeiro julgam não ser mais necessário repor quaisquer peças que venham apresentar defeitos ao longo da vida útil, ou até mesmo, retiram os equipamentos de segurança, deixando vulnerável a edificação e os indivíduos ali presentes.
Por esse motivo, a inspeção periódica de qualquer edificação se faz tão importante. É necessário verificar se as medidas de segurança estão atendendo todos os requisitos de segurança previstos pelo Código. De acordo com Ono (2004) “[…]é necessária uma profunda integração entre os órgãos envolvidos tanto no projeto, como na execução, na fiscalização e na manutenção da segurança contra incêndio desses edifícios[…]”.
Deste modo, o conhecimento das medidas de prevenção são fundamentais, tanto para os profissionais atuantes na área quanto à população que usufrui o local, todos precisam estar cientes da segurança que essas medidas podem lhe proporcionar e como devem proceder em caso de incêndio.
Até o próximo artigo!
A Importância dos Projetos de Prevenção e Combate a Incêndio (PCI). Disponível em: https://www.hydraengenharia.com/a-importancia-dos-projetos-de-prevencao-e-combate-a-incendio/. Acesso em: 05 de julho de 2021.
IBAPE: INSTITUTO BRASILEIRO DE AVALIAÇÕES E PERÍCIAS DE ENGENHARIA. Inspeção Predial – Prevenção e combate a Incêndio. São Paulo, 2013.
Mendes A. R., Teixeira V. C. Revista Técnico-Científica do CREA-PR – ISSN 2358-5420 – 6ª edição – 2017.
Projeto Preventivo Contra Incêndio (2021) Disponível em: https://epec-ufsc.com.br/preventivo-contra-incendios/projeto-preventivo-contra-incendio/ . Acesso em: 05 de julho de 2021.
Comentários: