O que é automação residencial?
Pode-se dizer que automação residencial é a integração de diversos sistemas que podem ser utilizados em residências e que tornam o lar mais prático e confortável. Com a instalação de sensores e equipamentos comandados remotamente, o proprietário pode determinar a temperatura do ar condicionado, a iluminação e a forma de o acesso à sua residência.
Gostou? Tem muito mais vindo por aí.
A aplicação da tecnologia está permeando todos os setores da nossa vida. Os locais em que mais sentimos sua presença são nas residências e no ambiente de trabalho e os itens que mais despertam interesse são os ligados à segurança, ao conforto e comodidades.
Imagine como seria chegar em casa após um dia de trabalho e encontrar a casa climatizada, com a iluminação adequada ao seu gosto e com som relaxante. Isso é possível!
Principais Sistemas Utilizados em Residências:
1.Segurança: a automação dos sistema de segurança passa pela presença de câmeras inteligentes, de alta resolução, com capacidade para identificar rostos e objetos e de informar ao usuário a movimentação no espaço monitorado, para acendimento e desligamento de luzes a partir da instalação de sensores.
Também estão no mercado grande variedade de sistemas de controle de acesso, desde as chamadas “portarias virtuais” até as fechaduras digitais. Esses sistemas vão levar a desuso as chaves que conhecemos, que serão substituídas por tags.
2.Multi-room: sistema de áudio que habilita ao usuário executar sons diferentes em cada cômodo da residência. Esse sistema poderá controlar, também a iluminação, climatização e motorização de cortinas.
O mercado oferece opções com e sem fios, para todos os bolsos e gostos.
3.Assistente de Voz: é um assistente digital que torna a residência “inteligente” e que é acionado pela voz. Através desse sistema é possível realizar o comando individual de aparelhos smart.
A corrida pelo desenvolvimento e melhoramento desses assistentes está cada vez mais acirrada. Empresas como Google, Apple e Amazon investem muito nessa tecnologia.
Inteligência Artificial
A automação residencial, para se tornar mais eficiente, deve coletar e armazenar dados relacionados à nossa rotina. O cruzamento desses dados servem como base para “Inteligência Artificial”, que, conhecedora de nossos hábitos e gostos, direciona opções de serviços e produtos adequados.
Como já foi dito aqui no site, os Jetons somos nós….e já estamos ficando desatualizados. O desenvolvimento tecnológico caminha para um patamar nunca imaginado antes.
Comentários: