Geral

Bloco de Concreto

Bloco de Concreto

No artigo anterior apresentamos os blocos cerâmicos, agora, vamos tratar do bloco de concreto, também utilizado como alvenaria de fechamento. Ainda existem alguns mitos sobre qual tipo de bloco utilizar nas construções por parte dos usuários, por isso, nosso objetivo aqui é apresentar aos nossos leitores, as suas vantagens e desvantagens de cada um deles. Continue lendo para entender.

Bloco de concreto

De forma bem simples, a primeira diferença que já podemos citar entre o bloco cerâmico e os blocos cerâmicos são produzidos por conformação plástica utilizando argila, sendo essa, exposta a altas temperaturas. Já os de concreto, têm em sua composição o cimento, a água, o pó de pedra ou algum outro agregado, que após serem misturados, são vibrados e prensados, necessitando de hidratação durante o seu processo de cura. Esses procedimentos utilizados em cada um deles, é que vão garantir a sua capacidade de absorção, resistência e desempenho.

Fonte: Tudo Construção

Vantagens e desvantagens de construir com blocos de concreto

Os blocos de concreto possuem uma alta resistência e maior padronização nas dimensões, permite um alinhamento melhor. São mais econômicos no que se refere ao consumo de material de revestimento e apresenta um ganho na velocidade de assentamento devido ao fato de serem maiores, aumentando a produtividade da obra.

Todavia, são menos impermeáveis, se movimentam mais, exigindo juntas de dilatação menores, e, são termicamente pior do que o bloco de cerâmica. Seu custo e impacto ambiental são maiores, uma vez que, sua fabricação utiliza o cimento, e este por sua vez, tem maior quantidade de poluentes. Devido a sua composição são mais pesados, o que dificulta e encarece o seu transporte e manuseio.

Conclusão

O bloco de concreto apresenta uma maior resistência em relação ao cerâmico evitando desperdício causado por quebras. Rende mais, já que a mão de obra consegue executar a alvenaria mais rápido. Economiza na argamassa de assentamento e na espessura do reboco por ter camadas mais finas. Mas, como foi dito anteriormente, o concreto apresenta menor conforto térmico e, suas paredes externas necessitam de pintura acrílica para evitar umidade.

Espero que essas informações tenham ajudado a esclarecer suas dúvidas e nos encontramos na próxima leitura sobre tipos de blocos. Até lá!

Referências

http://www.grupoestrutural.com.br/bloco-de-concreto-ou-bloco-ceramico-vantagens-e-desvantagens.

https://www.tudoconstrucao.com/construir-com-blocos-de-concreto-pros-e-contra/

 

Rui Raoli
Profissional de Marketing
Eng. Civil Esp. em Design de Interiores e Iluminação (Lighting Designer)
WhatsApp: 83 9 8101-3456
instagram: @rui_raoli

 

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!