Nos últimos dois artigos, falamos sobre informações mais técnicas do Cimento Portland, um pouco da sua história, utilização, os tipos de cimento que existem no Brasil etc. Hoje vamos ver algumas curiosidades sobre o Cimento Portland e algumas dicas mais usuais na sua utilização.
Vamos começar com a parte mais importante, antes da sua utilização na obra. Seguem algumas dicas para se empregar na compra do cimento nas lojas de materiais de construção:
• O tipo de cimento é o mais adequado ao uso?
Antes da sua compra, você deve ver qual o cimento que se adequa mais na obra a qual será utilizado (ver o segundo artigo sobre cimento).
• A data de expedição está gravada na embalagem?
O cimento tem prazo de validade, por norma são 90 dias a partir da sua data de expedição. A empresa Itambé, recomenda que o seu produto seja utilizado em 60 dias, devido as condições climáticas da região Sul (Engº Aoki J.– Itambé).
• A embalagem está rasgada?
A embalagem rasgada expõe o cimento ao contato com a umidade, o que pode causar a hidratação dos grãos (empedramento).
• Há sinais de hidratação na embalagem?
O cimento não pode ter contato com água antes da sua utilização (hidratação ou empedramento). Esse contato pode levar a uma queda proporcional na resistência do concreto ou argamassa.
• O selo de qualidade da ABCP está estampado na embalagem?
O selo de qualidade garante que o cimento esteja dentro das características e propriedades exigidas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e que devem ser obedecidas.
Na figura abaixo, é possível verificar onde você encontra as informações importantes nas embalagens dos cimentos:
Agora que já vimos alguns detalhes importantes na compra do cimento, vamos ver alguns cuidados que se devem ter na sua armazenagem:
• Já sabemos que o cimento não pode ter contato com umidade, por esse motivo, deve ser armazenado em local protegido de ação de intempéries, umidade e de outros agentes nocivos à sua qualidade.
• As embalagens não devem ter contato com o chão, paredes e teto, precisam manter a distância mínima de 10cm, 10cm e 50cm respectivamente. Seu armazenamento deve ser feito sobre estrados de 10cm e as pilhas devem ser compostas de no máximo 10 sacos de altura, conforme figura.
• O uso do cimento deve ser feito por ordem de idade, se possível separar sempre os mais antigos dos mais novos, para sua utilização. Caso haja sacos já abertos, esses devem ficar em locais que facilitem sua rápida utilização.
• Se houver sobra de cimento em um saco aberto, esse deve ser transferido para um saco plástico e deve ser bem fechado, evitando a entrada de umidade e assim, mantendo as suas propriedades por mais tempo.
Para finalizar a nossa sequência de artigos sobre o cimento, vamos a algumas questões e histórias levantadas sobre o produto ao longo dos anos. Vamos descobrir o que é Mito ou Verdade?
“Quanto mais escuro o cimento, mais resistente!”
A cor não influencia na resistência. O que altera a tonalidade do cimento são: matérias primas, óxido de ferro, adições (cinza pozolânica ou filer calcário).
“Qualquer tipo de cimento serve para minha obra!”
Para cada tipo de obra, há um tipo de cimento. Há razões econômicas e razões técnicas para a escolha.
“O cimento não endurece no frio!”
Abaixo de 5º C o cimento não reage. Acima de 35º C cuidar com a cura do concreto.
“O cimento já vem empedrado da fábrica!”
Não. O empedramento do cimento se dá por: má estocagem, compactação, umidade.
“O cimento pode causar mal à saúde?”
Durante a utilização do cimento, devem ser tomados alguns cuidados. Ele pode causar alergias e/ou dermatites. Por esse motivo, deve ser evitado o contato direto com a pele. Quando o contato for inevitável, lavar a mão com água e sabão. Evitar contato com o olho. No caso de ingestão, procurar auxílio médico.
“Podemos reutilizar cimento?”
Não. O cimento não volta a sua condição inicial após sua hidratação.
“Podemos adicionar sal ou açúcar no cimento?”
Não. Antigamente essa técnica era utilizada para alterar o tempo de pega do cimento, entretanto pode causar trincas e oxidação na armadura.
Nesses três artigos sobre o cimento Portland, podemos perceber a importância e os cuidados que devem ser tomados na utilização e escolha do cimento nas obras. Se for escolhido o cimento adequado e forem tomados todos os cuidados na sua utilização, sua obra certamente será bem executada. Prestem atenção a todos os detalhes e boa construção!
Bibliografia:
Associação Brasileira de Cimento Portland. Disponível em: https://abcp.org.br/ . Acesso em: 28 de janeiro de 2021.
Associação Brasileira de Cimento Portland. Guia básico de utilização do cimento Portlan. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5546930
/mod_resource/content/0/capitulo%206%20Cimento%20A%20Battagin.pdf . Acesso em: 30 de janeiro de 2021.
Itambé. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/ . Acesso em: 30 de janeiro de 2021.
PEREIRA, Caio. Tipos de cimento: Características e especificações. Escola Engenharia, 2013. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-cimento/ . Acesso em: 28 de janeiro de 2021.
PraConstruir Blog. Cimento: saiba tudo que precisa aqui! Disponível em: https://blogpraconstruir.com.br/etapas-da-construcao/materiais-de-construcao/ cimento/ Acesso em: 05 de fevereiro de 2021.
Cristiane Brunel Paes
• Engenheira Civil, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba e Engenheira de Segurança do Trabalho, pós-graduada pela PUCPR.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/cristiane-brunel-paes-266bb6bb/
Instagram: https://www.instagram.com/crisbrunel/
E-mail: [email protected]
Comentários: