A aquisição de um imóvel não trata-se meramente de uma transação imobiliária nua e crua, mas sim da concretização de um sonho!
Aquela transação imobiliária pode ser a única da vida da pessoa, como também aquele valor investido. Por isso a importância de tratar cada negociação com cautela.
Existem três pilares que vão fortalecer a transação, fornecendo a segurança necessária que o cliente merece. Esses três pilares são:
Consultoria Imobiliária: O Consultor Imobiliário ou Corretor de Imóveis de sua confiança conhece suas necessidades, suas preferências e os imóveis disponíveis a venda que se encaixarão no seu perfil, encontrando o imóvel perfeito para você. Lembre-se, o profissional deve ser credenciado junto ao CRECI;
Consultoria Jurídica: O Advogado, devidamente inscrito na OAB e com especialização na área imobiliária, é o profissional responsável em elaborar um bom Contrato de Compra e Venda, um contrato sólido, com a finalidade de resguardar juridicamente a negociação;
Consultoria Ambiental: O Consultor Ambiental credenciado junto ao seu órgão de classe, como por exemplo o CRBio ou CREA, é o profissional responsável em analisar os aspectos ambientais do imóvel ou da área que está sendo negociada.
As Consultorias Imobiliária e Jurídica são mais comuns dentro de uma transação imobiliária, porém, a importância da Consultoria Ambiental está cada vez mais evidente. A consciência ambiental das pessoas tem aumentado cada vez mais, assim como as fiscalizações e os autos de infração ambiental emitidos pelos órgãos regulamentadores.
Abaixo algumas situações que podem ser verificadas a partir da Consultoria Ambiental antes de adquirir um imóvel:
Investigar a existência de passivos ambientais: pela legislação, existindo um passivo ambiental, o novo proprietário assume a responsabilidade ambiental, cabendo a ele, a obrigatoriedade de recuperar o dano. Exemplos de passivos ambientais que podem haver em um imóvel: não respeitar os afastamentos necessários de uma APP (área de preservação permanente), seja ela um curso d’água, uma nascente, manguezal, entre outras, ou mesmo desmatar sem a devida autorização ambiental.
Conhecer previamente a área em que o imóvel está localizado e verificar possíveis restrições ambientais, como por exemplo:
Qual o zoneamento que o imóvel está inserido no Plano Diretor do município?
Quais atividades ou tipo de empreendimento que eu poderei construir nessa área?
Existe APP (área de preservação permanente)?
Poderei suprimir a vegetação existente sobre o terreno?
Qual a área edificável?
Com esses três pilares a sua transação imobiliária estará segura: Consultoria Imobiliária, Jurídica e Ambiental. Um investimento necessário na prevenção de desgastes jurídicos e ambientais, que lhe acarretariam desperdício de tempo e dinheiro!
Deborah Lee Bertolini
Bióloga e Consultora Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas há dez anos, atua em Florianópolis/SC desde 2014. Coordena projetos e equipes na área de Licenciamento Ambiental em todo o Estado e para as mais diversas atividades. Ministra cursos, palestras e mentorias na área ambiental para Corretores de Imóveis e Imobiliárias.
Bióloga e Consultora Ambiental
(48) 99804-6034
IG @cauliflora.ambiental
[email protected]
www.cauliflora.com.br
Comentários: