Licenciamento Ambiental

Como Empreender na Construção Civil de Forma Sustentável?

Como Empreender na Construção Civil de Forma Sustentável?

No DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE viemos aqui para falar sobre Práticas Sustentáveis que podem ser facilmente aplicadas na construção civil e no seu empreendimento.

Hoje em dia fala-se muito sobre sustentabilidade. Mas afinal, de que forma podemos inserir de fato a sustentabilidade no ramo da construção civil e ainda obter retorno financeiro para o seu empreendimento?!

Vamos listar aqui algumas soluções sustentáveis viáveis de se aplicar no seu empreendimento:

1 – LICENÇAS AMBIENTAIS: Um empreendimento legalizado, com a documentação em dia e as licenças ambientais emitidas pelo órgão licenciador, dentro do prazo de validade, é uma atitude sustentável, pois indica que o empreendimento passou por todas as etapas de aprovação prévia previstas em lei, em conformidade com o Plano Diretor da sua cidade. O consumidor final se preocupa com o meio ambiente e não corrobora com empreendimentos irregulares.

2 – COMPENSAÇÃO AMBIENTAL: Todo empreendimento causa algum tipo de impacto ambiental, podendo ser de baixa, média ou alta magnitude. Durante a fase de licenciamento ambiental, sua empresa de Consultoria Ambiental fará os estudos necessários para elencar os impactos ambientais que o empreendimento vai gerar e propor medidas de compensação ambiental, que poderão entrar como condicionantes na sua Licença Ambiental. A compensação ambiental pode ser realizada de várias formas e objetivam mitigar os impactos ambientais causados. Aquisição de áreas verdes ou áreas de preservação permanente, seguida de doação da área ao município; recuperação ambiental por meio do plantio de mudas de árvores nativas em áreas que sofreram desmatamento ilegal; adoção, manutenção e investimento em praças e áreas verdes de lazer do município; esses são apenas alguns exemplos de ações que podem ser realizadas.

3 – NEUTRALIZAÇÃO DE CARBONO: Para que o empreendimento seja concebido, muitos materiais da construção civil são empregados, além de toda a logística envolvendo o período de obras. A partir de um inventário de carbono, é possível calcular o quanto de CO2 o empreendimento gastou e consequentemente calcular de que forma é possível neutralizar esse carbono emitido na atmosfera. Também é um tipo de compensação ambiental, porém trata-se de uma compensação ambiental que ocorrerá de livre e espontânea vontade da construtora, pois ainda não existem obrigações legais para que ocorra a neutralização de carbono. O plantio de mudas de árvores nativas é uma das formas que temos de neutralizar o carbono e por meio de um projeto de neutralização de carbono acompanhado por um técnico responsável, é possível inclusive obter certificação ao seu empreendimento.

4 – POTENCIALIZAÇÃO OU ECONOMIA DOS RECURSOS NATURAIS: Existem ainda várias outras formas de se potencializar ou mesmo economizar nossos recursos naturais e ainda tornar o seu empreendimento sustentável e valorizado.

  • Placas Solares: A energia elétrica gerada pelas placas solares pode ser utilizada para abastecer as áreas comuns do seu empreendimento, resultando em economia de energia e dinheiro;

  • Sistema de Captação da Água da Chuva: O empreendimento poderá utilizar um sistema de captação de água da chuva e cisternas subterrâneas. Essa água poderá ser utilizada para abastecer os vasos sanitários, irrigar os jardins e lavar as áreas comuns do empreendimento. Essa ação não só economiza água e dinheiro, como também poderá ser utilizada para compensar taxa de permeabilidade do solo;

  • Sistema de Tratamento de Esgoto: Um dos maiores problemas das cidades brasileiras hoje é a parte sanitária. Muitos bairros não são providos de infraestrutura hidrossanitária. Portanto, investir e munir o seu empreendimento com um sistema de tratamento de esgoto moderno e eficiente, além de ser uma prática extremamente sustentável, viabilizará para que ele funcione de forma independente do sistema público e proporcionará qualidade de vida à cidade;

  • Telhado Verde: O telhado verde veio para ficar! Além de trazer conforto térmico ao empreendimento, traz beleza cênica. Empreendimentos que optam pela Arquitetura Biofílica contam com telhado verde, integrando a construção com o meio ambiente. Para completar os benefícios do telhado verde, é uma atitude que também poderá ser utilizada para compensar um coeficiente maior de taxa de impermeabilização do solo, o que pode resultar em mais metros quadrados de construção e consequentemente, valorizar o seu empreendimento;

  • Paisagismo Ecológico e Hortas: Na mesma linha que o telhado verde, o paisagismo ecológico e as hortas são muito bem vindos nos empreendimentos que querem trazer um verde útil aos seus futuros moradores. O paisagismo ecológico compõe as áreas comuns do empreendimento com plantas nativas e as hortas podem ser utilizadas pelos moradores que primam pela qualidade de vida e alimentos orgânicos. Outro ponto positivo é que essas áreas entram no cálculo das áreas permeáveis do projeto arquitetônico do seu empreendimento.

  • Resíduos Sólidos: Gerenciar os resíduos sólidos do seu empreendimento é fundamental nos dias de hoje. Já durante a fase de obras, o seu empreendimento deverá contar com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil (PGRSCC), estudo ambiental obrigatório na fase de licenciamento ambiental. Durante a fase de operação, entra em ação o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), que irá propor de forma específica ao seu empreendimento formas de reduzir, reciclar ou reutilizar os resíduos sólidos. Os resíduos sólidos são separados em rejeitos, recicláveis e orgânicos. Os rejeitos são destinados ao aterro sanitário pela empresa de coleta do município, os recicláveis são destinados à coleta seletiva e os orgânicos podem ser compostáveis no próprio empreendimento, podendo ser reutilizado para adubar as hortas e áreas verdes.

E aí?! Gostou das nossas dicas? Por meio de simples, porém eficientes atitudes, é possível conceber um empreendimento sustentável e corroborar com o desenvolvimento urbano ordenado das nossas cidades.

Deborah Lee Bertolini

Bióloga e Consultora Ambiental. Graduada em Ciências Biológicas pela PUC-Campinas há dez anos, atua em Florianópolis/SC desde 2014. Coordena projetos e equipes na área de Licenciamento Ambiental em todo o Estado e para as mais diversas atividades. Ministra cursos, palestras e mentorias na área ambiental para Corretores de Imóveis e Imobiliárias.

Bióloga e Consultora Ambiental
(48) 99804-6034
IG @cauliflora.ambiental
[email protected]
www.cauliflora.com.br

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!