Corretor de Imóveis Geral

Construções Urbanas e sustentabilidade

Construções Urbanas e sustentabilidade

Em tempo de grande preocupação com a investida predatória instituída contra as florestas brasileiras, são levantados alguns questionamentos: O que os imóveis podem fazer para contribuir com a preservação do meio ambiente? Como surgiu a preocupação com a natureza na ocupação urbana? Quem ganha com isso? Saiba mais neste artigo.

A constituição brasileira de 1988, sensibilizada com a necessidade de proteção ambiental, previu instrumentos legais para a preservação ambiental urbana e enfatizou a função social da propriedade. Com esse movimento, uma série de instrumentos se desenvolveram e as construções urbanas passaram a ser, também, foco de fiscalização das autoridades públicas e das pessoas conscientes da necessidade de respeitar a natureza. Por exemplo, restrições em zoneamentos municipais e proteção de florestas são ferramentas que restringem o avanço imobiliário sobre o meio ambiente, que é um bem público (segundo a mesma Constituição).

Com o desenvolvimento da consciência pública sobre o assunto, podemos observar que as construções modernas enfatizam, com frequência, ações de sustentabilidade em seus empreendimentos. O tempo passou e a mentalidade dos compradores mudou, os interessados em comprar imóveis já questionam o aproveitamento da água da chuva, a otimização energética das propriedades, utilização de materiais que não degradem o meio ambiente, etc. O consumidor de hoje procura empreendimentos que estejam em sintonia com o planeta, desde o projeto e durante a vida útil da construção, pois tem a consciência de contribuir com o planeta e que isso também traz benefícios financeiros (menores gastos de energia, água, condomínio, etc, além da maior valorização do imóvel).

Nesse sentido, ter em pauta produtos que aliem a economia com o respeito ao meio ambiente com certeza irá alavancar a comercialização de imóveis. Os investidores que não se atentarem a essa nova situação certamente perderão dinheiro, o público mudou e as empresas devem mudar também.

Se você busca investir em imóveis, comprar sua casa própria ou quem sabe comprar um apartamento para alugar, repare se o local possui práticas sustentáveis! As transformações apenas começaram e daqui pra frente muitos imóveis deverão se adequar e gastar capital para isso! Então, lembre-se de fazer a seguinte pergunta:

Minha construção atende a mentalidade consciente e possui práticas verdes? 

Para saber mais sobre como investir em imóveis e fazer bons negócios fique de olho no site www.tudoimoveis.com. Acompanhe nossas redes sociais (@tudoimoveisreal) e canal no YouTube (youtube.com/c/tudoimoveis).

 

Grasiela Gaspar

Bacharel em Direito
Experiência em treinamentos- em torno de 5.000 pessoas.
Corretora de Imóveis

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!