Diante de tantas informações é muito comum nos depararmos com conceitos distorcidos e até bem equivocados sobre as avaliações imobiliárias.
Para que possamos ter discernimento do que é certo ou errado ou ainda o que é coerente e o que não é, o ideal é ter bom senso para aprofundar a leitura, fazer pesquisas constantes e ter o máximo cuidado para não cairmos na superficialidade do conteúdo e praticar algo de forma errada.
Vamos focar em alguns erros bem comuns do dia a dia do trabalho das avaliações de imóveis.
O primeiro deles é dizer que fazer avaliação é algo fácil. Quem diz isso é porque realmente não sabe fazer uma avaliação, porque não existe avaliação fácil, todo trabalho exige cuidado e dedicação, alguns mais complexos, outros menos complexos, mas NUNCA FÁCIL!
O segundo erro é dizer que fazer avaliação é rápido, isso não existe! O profissional que afirma fazer uma avaliação em algumas horas ou pior ainda, em minutos, não sabe o que é uma avaliação de imóveis, pois envolve pesquisa, vistoria, cálculos, dados, leitura, diagramação e outras questões que demanda tempo.
O terceiro erro é o profissional afirmar que não precisa fazer vistoria no imóvel avaliando. Isso prova o quanto há falta de conhecimento, pois toda avaliação imobiliária exige a vistoria, é preciso conhecer o imóvel, a região, saber o que se está avaliando de forma clara, e sem a vistoria o trabalho fica prejudicado.
Quando não há possibilidade de entrar no imóvel, a vistoria é feita da parte externa, mas nunca o profissional deixa de fazer essa parte importantíssima do trabalho. A vistoria é fundamental para o bom trabalho!
O quarto erro é aceitar fazer a avaliação seguindo as ordens do cliente, aceitando o valor estabelecido por ele. Isso é inadmissível! Jamais o perito avaliador deve fazer seu trabalho condicionado ao valor já determinado do imóvel. Além de ser algo antiprofissional, é também um passo para jogar seu nome no lixo, pois está se sujeitando a fazer um trabalho nada correto, e se comprometendo com a veracidade.
Toda atenção e cuidado no trabalho das avaliações imobiliárias. Mostramos alguns erros que não podem acontecer no trabalho do perito avaliador.
Nos acompanhem, teremos mais conteúdos relevantes nas próximas publicações!
Comentários: