Olá!
Seguindo com a nossa série de textos sobre as gerações e suas moradia, nesse texto vamos tratar sobre a Geração X.
Essa geração contempla osnascidos entre 1965 e 1980, filhos dos Baby Boomers e pais da Geração Z. São aqueles que tem entre 45 e 55 anos atualmente e detém em torno de 50% da renda familiar.
A origem da expressão Geração X, para alguns é atribuída em função de serem fãs da série Arquivo X. Há aqueles que afirmam que essa expressão faz referência a capa do livro Generation X: tales for na accelerated culture, de Douglas Capeland.
É a primeira geração a experimentar os avanços tecnológicos, a cultura dos games e de ambientes em que seja possível testar produtos que permitem obter sensações. Viveram momentos culturais e históricos de grande relevância: a TV em cores, as tensões da Guerra Fria (1947/ 1991), queda do muro de Berlim (1989), movimento Hippie (1969/1979), segunda onda de feminismo (1960/1980), corrida espacial (1955/1975), luta pelos direitos dos negros e dos homossexuais, Guerra do Vietnã (1955/1975) e Ditadura Militar no Brasil (1964/1985)….e tudo isso ao som de David Bowie, Queen, Elton John, Steve Wonder, Disc Music e grandes festivais.
Parte dos integrantes da Geração X são marcados pela ruptura de regras e valores antes estabelecidos. Procuram por mais liberdade e individualidade, recompensa pelo mérito, são ambiciosos e independentes sem abrir mão da convivência em grupo. Possuem maior conhecimento, especializam-se cursando pós-graduação e MBA, são mais maduros, apreciam a qualidade, buscam por seus direitos e preocupam-se com as gerações vindouras.
No mercado de trabalho atualmente é a força mais produtiva, possuem forte veia empreendedora incentivados pela ação do marketing e publicidade, que se intensifica sobre eles, muitos abriram sua própria empresa e hoje representam grande parte dos empresários. Segundo a Fiesp, 38% das startups brasileiras são de pessoas com mais de 45 anos.
Quando empregados, possuem perfil conservador, valorizam a busca pela ascensão de cargos na empresa em que trabalham, geralmente ficam muito tempo na mesma organização e muitas empresas apostam nesta geração para cargos de mais responsabilidade. São considerados Workaholics, viciados no trabalho, nas conquistas e realizações profissionais.
São consumistas, tem poder de compra e procura aproveitar sua condição econômica consumindo produtos de grife que gerando status.
Essa geração, quanto a moradia, tem preferência por imóveis maiores, em bairros mais valorizados, priorizam conforto, são pacientes e seletivos, possuem um olhar voltado para as vantagens financeiras do negócio em si.
É a primeira geração a olhar e qualificar a casa como forma de se “expressar” e chegam a investir até três vezes mais que seu antecessor.
Existe também um nicho desta geração que começam a constituir família mais tarde e ainda precisam acomodar mais familiares. Daí surge um novo modelo de casa, as multigeracionais, queé um tipo de habitação para abrigar diversas pessoas da mesma família – pais, filhos e netos – gerando economia e proporcionando experiência de troca no convívio familiar.
No próximo texto falaremos da geração Y ou Millennials, os Worklovers.
Comentários:
Super importante vc publicar sobre as gerações e moradia, podemos fazer um comparativo e acompanhar a evolução no decorrer do tempo.
Conhecer sobre os desejos e necessidades de cada geração certamente é importante para as empresas do ramo imobiliário, pois influencia na estruturação dos empreendimentos. Obrigada.