Olá, amigos.
Prontos para mais um texto?
O termo “Geração Y” designa as pessoas que nasceram entre 1980 e 1995, chamados Millennials porque vieram ao mundo na época da virada do milênio. Essas pessoas estão entre 25 e 40 anos de idade.
O termo “Geração Y” está relacionado à influência da antiga União Soviética. Sua influência sobre países comunistas era tão significativa que chegava a definir a primeira letra dos nomes que deveriam ser dado às crianças nascidas em determinado período. Nos anos 1980/1990 a letra principal era Y.
Desenvolveram-se em tempos de grande avanço tecnológico, são super conectados, 24X7, ficam muito tempo em seus smartphones, e tem a internet como sua principal forma de comunicação e entretenimento. Navegam nos sites de busca, o Youtube, Facebook, sites de notícia e compras e são pioneiros na troca de mensagens de texto e na publicação de “tweets”, recursos que encorajam a objetividade em se expressar e clareza.
Como dispõem de acesso à tecnologia desde a infância, são, em média, melhores na escrita e na leitura (impulsionaram a explosão repentina da literatura para jovens, como os casos dos livros da saga Harry Potter, Jogos Vorazes etc.)
É a geração com maior índice de graduação de todos os tempos, impelidos pela educação EaD, ostentam os maiores números de pós-graduação, mestrado e doutorado. Também quanto ao comportamento, valorizam viajar e ter outras referências, são menos propensos ao racismo, homofobia e adeptos da postura “viva e deixe viver”.
No mercado de trabalho, são comprometidos com o desenvolvimento da carreira, com o crescimento profissional e não ficam muito tempo em empresas que não suprem suas necessidades. Gostam de trabalhar em Startups por serem empresas com caráter inovador, de serviços ou produtos com grande valor tecnológico. Por ser uma geração multitarefas, a flexibilidade é uma característica, não costumam se importar com horários. São os Worklover, entendem que trabalhar demais não reflete necessariamente em produtividade e resultado.
No setor imobiliário, são considerados a geração do aluguel. Com a urbanização e a mobilidade das cidades, os apartamentos se tornaram o ponto de atenção. Optam por imóveis em localizações estratégicas, como no centro, perto do trabalho; priorizam a funcionalidade, tecnologia, preferência por metragem reduzida, com otimização de espaço e funcionalidade aplicada.
Engajados com comportamentos éticos, sustentáveis e tecnológicos, é indispensável wi-fi nas áreas comuns, tomadas USB, tecnologia construtiva BIM, sustentabilidade elétrica e hidráulica. Todos os diferenciais que envolvem tecnologia são atrativos que fazem a diferença na decisão de compra ou aluguel dos Millennials. É a geração que mais busca por moradias e possibilidades imobiliárias na internet. Todas suas aquisições são altamente analisadas antes de concretizadas, têm preferência por imóveis novos ou na planta, conhecer a construtoras, e com muita pesquisa de preços e condições diferenciadas de pagamento.
No próximo post falaremos sobre a geração Z, aqueles que nasceram no boom da internet.
Comentários: