Você também é daquelas pessoas que quando falam em reforma já até se arrepia? Definitivamente esse não é um assunto que agrada muito as pessoas, principalmente por não ser algo simples, rápido ou barato. Por esse motivo, hoje vamos trazer algumas dicas para que você não seja surpreendido na hora de reformar. Esses são alguns pontos que merecem a sua atenção:
1. Valor máximo
A primeira coisa que você precisa pensar antes de iniciar qualquer reforma é: Quanto você pretende/pode gastar? Não adianta ter um projeto dos sonhos em mãos, se o que você está disposto a gastar não é compatível com a sua conta no momento. É preciso ser realista e ter um projeto que se enquadre na sua realidade. Tendo essa informação, pode-se analisar onde é possível economizar e as chances de ser surpreendido com o aumento do valor total da obra também diminui.
2. Ideias
Antes de contratar um profissional para te auxiliar, coloque no papel tudo o que você gostaria de mudar. Divida os cômodos e enumere o que é prioridade. Por exemplo:
– O que você quer reformar?
– “Preciso reformar o banheiro da suíte, a cozinha e o quarto de visitas.”
– Qual é o mais urgente? Qual merece mais atenção?
– “1 – A cozinha; 2 – o banheiro da suíte; 3 – o quarto de visitas, que não tenho muita pressa.”
Ou, se o seu caso for:
– “Quero reformar a minha casa inteira!”
Nesse caso é necessário um maior planejamento, que é o assunto do próximo tópico.
3. Planejamento
Após você ter definido o que irá reformar, é importante a contratação de um engenheiro e/ou arquiteto, pois esse profissional será responsável por transferir todas as suas ideias para o papel, através do projeto. Essa etapa é de grande importância, uma vez que o mau aproveitamento de espaços internos está entre as principais reclamações de pessoas que não contratam um profissional para elaborar o seu projeto.
4. Orçamento
Depois de finalizado o projeto, é mais fácil fazer as cotações e montar um orçamento. Você vai ter uma ideia da mão de obra e do material necessário. Caso não tenha conhecimento de onde pode comprar os materiais, o profissional que realizou o projeto poderá te auxiliar.
E nesse ponto, é importante ressaltar que as palavras “valor (custo)” e “qualidade” embora semelhantes, tem significados bem diferentes. Reformar a casa sem gastar muito é possível, mas não adianta comprar produtos super baratos e com durabilidade muito inferior, em pouco tempo você terá que refazer todo o serviço.
5. Cronograma e Organização
Solicite um cronograma para o profissional que irá realizar o serviço, com todas as etapas da sua obra. Assim você conseguirá acompanhar a sua reforma, saberá sua duração e em qual etapa se encontra.
A organização dentro do canteiro de obra é fundamental, evita as perdas repentinas de materiais e o desperdício de tempo em procurar o que se precisa em cada etapa.
E aqui também é importante estar atento aos imprevistos. Mesmo que haja alinhamento do cronograma, que o projeto esteja bem realizado e a equipe de execução seja boa e cuidadosa, qualquer reforma ou obra está sujeita a imprevistos. Então, não se desespere.
Sempre ouvimos o quanto qualquer reforma causa “dor de cabeça” em quem a está realizando. A ideia é que, com a ajuda desse passo-a-passo você consiga realizar a sua reforma de maneira mais tranquila, se programando e evitando alguns possíveis problemas.
Cuidado com o orçamento na hora de reformar um imóvel. 2016. Disponível em: https://www.chavesnamao.com.br/dicas-e-reformas/reformar-o-imovel/ Acesso em: 04 de outubro de 2021.
É hora de reformar é agora… Como devo fazer? Disponível em: https://obralar.com.br/e-hora-de-reformar-e-agora-como-devo-fazer/ Acesso em: 04 de outubro de 2021.
Você sabe por onde começar a reforma de casa? 2019. Disponível em: https://pointer.com.br/blog/voce-sabe-por-onde-comecar-a-reforma-de-casa/ Acesso em: 04 de outubro de 2021.
Comentários: