Hoje vamos abordar o tema CONCRETO, o material da construção civil mais importante na atualidade e “o segundo material mais consumido no mundo” (Cimento Itambé).
Produzido pelo homem, se assemelha a uma pedra. O concreto é feito de uma mistura homogênea de cimento Portland, água e agregados (pedra e areia). Após endurecido, adquire estabilidade e resistência mecânica. As funções do concreto são: resistir aos esforços de compressão da estrutura e proteger o aço.
O cimento é hidratado pela água, a qual permite a fixação e união dos demais materiais, formando uma pasta resistente e aderente aos agregados, pedra e areia, formando o que chamamos de concreto.
E o que faz do concreto ser um material tão utilizado?
A popularidade no emprego do concreto se dá por algumas vantagens na sua utilização, como por exemplo, a sua trabalhabilidade faz com que seja um dos materiais preferidos dos arquitetos e engenheiros. Além disso, é um material versátil, tem durabilidade, é econômico (é um dos materiais mais baratos e disponível em todo o mundo) e tem alta resistência a água. Por esses motivos, as suas propriedades o tornam mais viável em relação a outros materiais, como o aço por exemplo.
O concreto tem a finalidade de resistir aos esforços estruturais, fazer vedação e enchimento, trazer conforto térmico e acústico às pessoas e acabamentos estéticos as obras. Para que todas as suas características sejam mantidas, é necessário que haja um controle de qualidade em todas as etapas da concretagem.
E quem escolhe as características do concreto para a obra?
O profissional responsável pela execução da obra é quem determina as características do concreto.
O concreto pode ser produzido na obra ou dosado em uma central de produção de concreto. Porém o concreto dosado em central tem várias vantagens como, melhor aproveitamento do canteiro de obra (elimina depósito dos materiais componentes), mais segurança e economia, maior produtividade, menor desvio padrão, menor desperdício, concreto mais homogêneo, elimina o tempo gasto para fabricar o concreto em obra, garante qualidade e a central assume a responsabilidade pelas características exigidas (traço do concreto e entrega).
Contudo, nem sempre é possível ou viável pedir o concreto em uma central, por esse motivo seguem dicas para realizar um concreto misturado a mão e na betoneira, respectivamente:
Quando falamos de concreto, algumas palavras são utilizadas com frequência, como: dosagem ou traço, granulometria e cura. Mas o que esses termos significam?
Dosagem ou traço: é o cálculo realizado para que se tenha uma proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto. A quantidade de cada elemento na mistura, determina a resistência e a durabilidade do concreto.
Granulometria: Para se ter uma boa eficácia na sua utilização, o concreto deve ter uma adequada distribuição granulométrica, desde os menores grãos até os maiores, de maneira que preencha todos os espaços. Dessa maneira evita-se a porosidade, que influência na permeabilidade e resistência das estruturas de concreto.
Cura: É um procedimento realizado imediatamente após a concretagem, para evitar que a água de amassamento evapore pela superfície e para controlar a temperatura do concreto durante certo tempo, até que se alcance a resistência desejada. A superfície de concreto é molhada com frequência, garantindo uma melhor hidratação do cimento e o controle da fissuração, resultando em ganho de resistência e qualidade.
Nesse artigo, trouxemos algumas informações sobre o concreto e o porquê de ser tão utilizado na construção civil. É possível obter inúmeros tipos de concretos, os quais podem ser utilizados de maneiras mais diversas possíveis. No próximo artigo, serão abordados os cuidados que devem ser tomados na utilização da água e dos agregados que compõe o concreto.
Palavras-chave: Concreto – Cimento – Cimento Portland – Construção Civil – Engenharia Civil – Tudo Imóveis
Bibliografia:
Portal do Concreto. O que é concreto. Disponível em: https://www.portaldoconcreto.com.br/o-que-e-concreto . Acesso em: 03 de março de 2021.
Construcaocivilpet. A história do Concreto, 2017. Disponível em: https://civilizacaoengenheira.wordpress.com/2017/03/22/a-historia-do-concreto/ Acesso em: 27 de fevereiro de 2021.
Itambé. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/ . Acesso em: 05 de março de 2021.
Cimento.org. Efeito da qualidade da água no concreto. Disponível em: https://cimento.org/efeito-da-qualidade-da-agua-no-concreto/ . Acesso em: 27 de fevereiro de 2021.
Pereira, Caio. Tipos de concretos utilizados na construção civil, 2019. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-concreto/ . Acesso em: 03 de março de 2021.
Cristiane Brunel Paes
• Engenheira Civil, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba e Engenheira de Segurança do Trabalho, pós-graduada pela PUCPR.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/cristiane-brunel-paes-266bb6bb/
Instagram: https://www.instagram.com/crisbrunel/
E-mail: [email protected]
Comentários: