O que são honorários?
De forma geral, honorários são pagamentos ou remunerações recebidas por profissionais ou prestadores de serviços em troca de seus trabalhos ou expertise. Os honorários podem ser estabelecidos com base em diferentes critérios, como tempo dedicado, por projeto, porcentagem do valor total do serviço prestado, entre outros. Eles representam o valor pelo trabalho realizado e pelos conhecimentos e habilidades empregados pelo profissional.
Não existe uma tabela oficial que regulamente os honorários do corretor de imóveis. Em geral, os percentuais de honorários podem variar entre 3% a 6% do valor total da transação, mas essa faixa não é fixa e pode ser diferente em cada negociação. Na área de comercialização de imóveis na planta, por exemplo, os percentuais podem chegar a 1,5% ou 2% do valor do imóvel.
Se não há um “tabelamento”, como fixar os honorários?
Para estabelecer uma remuneração justa, o Corretor de Imóveis deve se atentar aos contornos do negócio, tais como:
Complexidade da transação: O percentual de honorários pode variar dependendo se a transação é de compra, venda, locação ou permuta, ou ainda, da complexidade do negócio: venda com torna, permuta com torna.
Cálculo de custos e despesas: Avalie os custos e despesas associados à prestação do serviço, como deslocamentos, necessidade de documentação, marketing e outros gastos operacionais. Avalie esses custos e despesas e leve-os em consideração ao estabelecer o valor dos seus honorários.
Análise do tempo envolvido: Avalie o tempo necessário para concluir o trabalho. Considere o tempo dedicado às reuniões, pesquisa, planejamento, execução e outras atividades relacionadas.
Valor percebido pelo cliente: Considere o valor que o seu serviço ou expertise agrega ao cliente. Se você oferece soluções únicas, economia de tempo, expertise especializada ou outros benefícios significativos, pode justificar a cobrança de honorários mais altos com base no valor percebido pelo cliente.
Valor do imóvel: Em algumas situações, o percentual pode ser maior para imóveis de maior valor, refletindo a complexidade e a responsabilidade envolvida na negociação;
Região geográfica: Os valores dos honorários podem variar de acordo com a região e o mercado imobiliário local. Algumas regiões têm práticas específicas que podem influenciar o percentual de comercialização.
Exclusividade: Se o cliente conceder exclusividade ao corretor para intermediar a transação, o percentual de honorários pode ser diferente do caso em que vários corretores estão envolvidos.
Se você está iniciando a carreira agora ou se está investindo em um nicho de negócios diferentes do que você atua habitualmente, realize uma pesquisa para identificar os valores médios praticados por profissionais semelhantes na sua área geográfica e com a mesma especialização. Isso pode fornecer uma referência inicial para a definição dos seus honorários.
Os profissionais com maior qualificação sempre têm maiores chances de sucesso tanto na negociação dos honorários como no volume de negócios. Considere a sua experiência, qualificações, reputação e especializações relevantes. Se você possui habilidades ou conhecimentos específicos que são valorizados no mercado, pode justificar a cobrança de honorários mais altos.
Lembre-se de que a definição dos honorários também envolve negociação com o cliente. É importante estabelecer um equilíbrio entre o valor justo para o trabalho realizado e o valor aceitável para o cliente, levando em consideração os diferentes fatores mencionados acima e as especificidades de cada situação.
IMPORTANTE: E sempre formalize a negociação dos honorários e dos contornos da negociação com o cliente em um contrato de corretagem/intermediação, a fim de evitar mal entendidos e garantir uma relação transparente com seus clientes.
Até mais!
Comentários: