São tantas variáveis a serem levadas em conta para atender requisitos de projetos e, principalmente a norma de desempenho, que se torna muito importante conhecer as opções que o mercado disponibiliza. O objetivo hoje, é esclarecer o nosso leitor sobre as principais vantagens, desvantagens e características dos tipos de blocos, dessa forma, facilitar o processo de tomada decisão tanto de quem compra o imóvel pronto, quanto de quem quer construir. O conforto está acima de tudo, requisitos como isolamento acústico e térmico, são decisivos, sem falar em produtividade, economia e ganho de tempo com a obra.
Vamos dividir essa série de artigos em várias etapas, hoje falaremos da alvenaria de vedação, o que é e quais tipos de blocos se usa nesse sistema construtivo. Fique de olho então se quiser se tornar um expert em tipos de blocos.
ALVENARIA DE VEDAÇÃO
A alvenaria de vedação é aquela utilizada para o fechamento da edificação e dos ambientes internos. Esse tipo de alvenaria pode utilizar blocos cerâmicos ou de concreto, sendo estes projetados para resistir basicamente a seu próprio peso. Ainda é o sistema construtivo mais usado no Brasil, uma vez que, construir com alvenaria é a opção mais econômica e viável, devido a facilidade de encontrar mão de obra e materiais, fatores que justificam a preferência dos brasileiros pela alvenaria (Figura1).
Figura – Alvenaria de vedação com blocos cerâmicos
- VANTAGENS DA ALVENARIA DE VEDAÇÃO
2.1 Vantagens
- Melhor desempenho térmico.
- Mais leve, facilita a execução e a logística no canteiro.
- Se movimenta menos o que permite juntas de dilatação maiores.
- Absorve menos água, propiciando maior produtividade.
- Maior flexibilidade de layout.
- Mais indicado para vedação.
2.2 Desvantagens
- Menos aderente à argamassa.
- Exige mais revestimento.
- Menos regular geometricamente.
- Possui menor resistência mecânica.
- Por ser mais leve, quebra com mais facilidade.
- Tem isolamento acústico inferior.
- É menos plano.
Por falta de porosidade externa esse tipo de bloco exige uma demão de argamassa e areia para que possa ser revestido. O mais utilizado é o bloco cerâmico furado, suas ranhuras facilitam a aderência da argamassa e funcionam melhor como isolante térmico e acústico (Figura 2)
Figura – Bloco cerâmico
Fonte: Salema
.
- REFERÊNCIAS
www.pauluzzi.com.br
https://cimentomaua.com.br/blog/bloco-de-concreto-versus-bloco-ceramico/
Comentários: