O tema abordado no último artigo foi o cimento Portland, contamos um pouco da sua história e falamos das suas diversas utilizações, motivo o qual o torna tão importante na construção civil. Caso não tenha lido ainda, recomendamos que volte no artigo anterior e dê uma lida a respeito (link).
Hoje vamos falar sobre os onze tipos de cimento diferentes produzidos no Brasil. Para relembrarmos, são eles:
1. Cimento Portland Comum (CP I)
CP I – Cimento Portland Comum
CP I-S – Cimento Portland Comum com Adição
2. Cimento Portland Composto (CP II)
CP II-E – Cimento Portland Composto com Escória
CP II-Z – Cimento Portland Composto com Pozolana
CP II-F – Cimento Portland Composto com Fíler
3. Cimento Portland de Alto-Forno (CP III)
4. Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
5. Cimento Portland de Alta Resistência Inicial (CP V-ARI)
6. Cimento Portland Resistente a Sulfatos (RS)
7. Cimento Portland de Baixo Calor de Hidratação (BC)
8. Cimento Portland Branco (CPB)
Cimento Portland Comum (CP I)
O CP I é um tipo de cimento que na sua composição não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso, que tem a função de retardar a pega para possibilitar mais tempo na aplicação. Sua produção é direcionada para a indústria. Devido a sua pouca utilização, “o CP I já está quase ausente no mercado”, segundo Battagin, A.F. .
Cimento Portland comum com adição (CP I – S)
O CP I S, tem as mesmas características do CP I, o que diferencia os dois é uma adição de no máximo 5% de material pozolânico em massa, que garante uma menor permeabilidade a este tipo de cimento.
Cimento Portland composto com escória granulada de alto forno
(CP II – E)
O CP II-E é um cimento utilizado quando a estrutura necessita de um desprendimento de calor moderadamente lento ou em estruturas que possam ser atacadas por sulfato.
Cimento Portland composto com pozolana (CP II – Z)
O CP II-Z é um cimento utilizado geralmente em obras marítimas, industriais e subterrâneas, por possuir boa resistência a meios agressivos. A adição da pozolana, garante uma maior impermeabilidade e durabilidade ao concreto produzido com este tipo de cimento.
Cimento Portland composto com filer (CP II – F)
O CP II-F é um dos mais utilizados no Brasil, por possuir diversas possibilidades de aplicações. Utilizado no preparo de argamassa de assentamento, argamassa de revestimento, estruturas de concreto armado, solo-cimento, pisos e pavimentos de concreto, etc.
Cimento Portland de alto forno (CP III)
O CP III contém adição de escória na sua composição, dando a ele maior impermeabilidade e durabilidade, resistência a sulfatos e a expansão, além de baixo calor de hidratação. Sua utilização é bem variada, pode ser usado em obras de grande porte e agressividade, como barragens, esgotos, pavimentação de estradas, pistas de aeroporto e na aplicação de argamassas de assentamento e revestimento, estruturas de concreto armado, projetado, rolado, entre outros.
Cimento Portland Pozolânico (CP IV)
O Cimento Portland Pozolânico quando utilizado na produção de concreto, apresenta maior impermeabilidade, durabilidade e resistência mecânica a compressão à longo prazo, se comparado com o Cimento Portland Comum. Sua utilização normalmente se dá em grandes volumes de concreto, devido ao seu baixo calor de hidratação, e em obras expostas à ação da água corrente e ambientes agressivos, devido a sua baixa porosidade.
Cimento Portland de alta resistência inicial (CP V – ARI)
O CP V-ARI não possui adição em sua composição e tem alto grau de finura. O que o difere do CP I é seu processo de dosagem e produção do clínquer. As variações nas dosagens de calcário e argila na produção do clínquer, garante a este tipo de cimento uma alta resistência inicial do concreto, no primeiro dia de aplicação a resistência pode atingir em torno de 26 Mpa. Sua utilização se dá em obras de pequeno e grande porte, quando se há a necessidade de uma alta resistência inicial para desforma rápida dos elementos.
Cimento Portland resistente a sulfatos (CP – RS)
O CP-RS é um tipo de cimento muito utilizado em obras de recuperação estrutural (concreto armado, concreto protendido, elementos pré-moldados, pavimentos etc.). Seu emprego se dá quando o concreto está submetido á meios agressivos sulfatados como rede de esgotos, ambientes industriais e água do mar.
Cimento Portland de baixo calor de hidratação (CP – BC)
A finalidade do CP-BC é retardar o desprendimento de calor de peças de grande massa de concreto, evitando dessa maneira as fissuras de origem térmica.
Cimento Portland Branco (CP – B)
O CP – B tem sua cor branca obtida através de matérias-primas com baixo teor de manganês e ferro, e utilização de caulim no lugar de argila. Pode ser dividido em estrutural e não estrutural. O estrutural é aplicado para fins arquitetônicos, possui as mesmas características dos outros tipos de cimento, mas com a pigmentação branca. E o não estrutural é indicado para rejuntamento de cerâmica.
Esses são os cimentos que encontramos no mercado brasileiro, com suas principais características e utilizações. Para cada obra, tem-se um cimento que melhor se aplica. Por essa razão, de maneira geral, consideramos que não existe cimento bom ou ruim, mas cimento bem ou mal utilizado.
A qualidade do cimento é comprovada por análises químicas e físicas, realizadas para determinar as características e propriedade dos cimentos. A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), estabelece parâmetros a serem obedecidos para os diferentes tipos de cimento.
No próximo e último artigo que falaremos de cimento Portland, vamos trazer algumas curiosidades e dicas para vocês sobre o cimento.
Palavras-chave: Cimento Portland – Cimento – Construção Civil
Bibliografia:
Associação Brasileira de Cimento Portland. Disponível em: https://abcp.org.br/ . Acesso em: 16 de dezembro de 2020.
Associação Brasileira de Cimento Portland. Guia básico de utilização do cimento Portlan. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5546930
/mod_resource/content/0/capitulo%206%20Cimento%20A%20Battagin.pdf . Acesso em: 16 de dezembro de 2020.
Itambé. Disponível em: https://www.cimentoitambe.com.br/ . Acesso em: 16 de dezembro de 2020.
PEREIRA, Caio. Tipos de cimento: Características e especificações. Escola Engenharia, 2013. Disponível em: https://www.escolaengenharia.com.br/tipos-de-cimento/ . Acesso em: 16 de dezembro de 2020.
Cristiane Brunel Paes
• Engenheira Civil, graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em Curitiba e Engenheira de Segurança do Trabalho, pós-graduada pela PUCPR.
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/cristiane-brunel-paes-266bb6bb/
Instagram: https://www.instagram.com/crisbrunel/
E-mail: [email protected]
Comentários: