Arquitetura Corretor de Imóveis

5 Tendências Para o Mercado Imobiliário nos Próximos Anos

5 Tendências Para o Mercado Imobiliário nos Próximos Anos

Depois de um período de estagnação, em 2019 o mercado imobiliário começou a se movimentar. As previsões para o setor são otimistas: oferta de recursos para as construtoras e a baixa histórica da taxa Selic, que impacta diretamente nos financiamentos imobiliários, tem alavancado o setor de forma contundente.

Diante desse cenário otimista, podemos nos perguntar, para onde vai o mercado? Que imóveis as pessoas estão procurando?

Trazemos aqui 5 tendências que devem impactar diretamente sobre o mercado de imóveis. São elas:

1. Uso da tecnologia

É cada vez mais significativo o implemento do uso da tecnologia na construção e na concepção dos imóveis. E, em se tratando desse tema, podemos afirmar que as empresas e os profissionais que não estiverem conectados, serão esquecidos pelo mercado.

A utilização de tecnologia é fundamental desde a concepção até a utilização do imóvel!

Na prática, estamos falando sobre:

    a) a utilização da metodologia BIM, que gera diminuição do tempo de obra, economia de até 30% nos gastos e drástica redução de resíduos de construção (Assista: https://www.youtube.com/watch?v=EMjiSvCfpeA) ;

b) que o emprego de itens que gerem conforto e segurança terá papel preponderante na escolha de quem vai morar; e

c) que equipamentos operados pela internet, inteligência artificial e equipamentos com comando de voz são itens que atraem os consumidores de todas as faixas etárias.

2. Aumento da População com idade superior a 60 anos

Que a população mundial está envelhecendo todos sabem. Mas com relação aos imóveis, o que as construtoras e incorporadoras estão oferecendo para esse público específico?

A ONU apresentou relatório em 2017[1] em que prevê que na América Latina e Caribe, até 2050, teremos mais de 198 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Essas pessoas fazem parte de um mercado que está sendo chamado de “economia prateada”, e é um público tem suas demandas próprias e também quer acesso à tecnologia.

O SPC Brasil realizou estudo intitulado “Estilo de Vida e Consumo na Terceira Idade”, que apontou, em relação ao acesso à tecnologia, que 68% dos idoso acessam a internet, pelos mais variados motivos: se informar, se conectar com familiares e amigos, fazer transações bancárias.

É um público que não pode ser ignorado.

3. Diminuição dos espaços privativos e aumento dos espaços compartilhados

Essa ideia de compartilhamento é atual. Já hoje as construtoras e incorporadoras estão oferecendo imóveis com essas características. Já é possível encontrar condomínios com lavanderias compartilhadas, espaços de coworking etc.

A tendência para o futuro é a especialização e o aumento de comodidades que os condomínios vão oferecer. Os empreendimentos deverão propiciar experiências de vida aos condôminos.

4. Sustentabilidade

Já falamos sobre isso aqui na página: https://tudoimoveis.com/2019/10/23/construcoes-urbanas-e-sustentabilidade/

Os imóveis tendem a ser cada vez menos poluidores. Da obra ao imóvel pronto, o mercado está em busca da tripla característica conforto-sustentabilidade-preço.

5.Transparência

Na comercialização já não cabem mais as “pegadinhas” das letras miúdas dos contratos, os segredos industriais…os consumidores buscam cada vez mais a transparência e confiança na realização de todos os negócios, e isso inclui os imobiliários.

Empresas e corretores devem se preparar para responder a todos os questionamentos de forma clara e segura. A informação está em todos os lugares, disponível a um clique de celular. O que vai fidelizar o cliente é facilidade de encontrar um profissional preparado.

Essas mudanças já estão em andamento. Os empreendedores que não seguirem esse fluxo terão muitas dificuldades para crescer no mercado competitivo dos negócios imobiliários.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e continuem nos acompanhando no canal do YouTube (youtube.com/c/tudoimóveis) e nas redes sociais (@tudoimoveisreal).

[1] Disponível em: https://www.un.org/en/development/desa/population/publications/pdf/ageing/WPA2017_Highlights.pdf. Acesso em 21/nov/2019.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!