Avaliação Imobiliária

A vistoria no imóvel – Avaliação imobiliária

A vistoria no imóvel – Avaliação imobiliária

No artigo anterior já vimos sobre a importância da vistoria, a documentação necessária e como proceder nos casos peculiares, tanto na vistoria judicial como na extrajudicial.

Agora vamos ver um pouco mais sobre o procedimento para uma boa vistoria, vou detalhar sobre como o Perito deve tomar alguns cuidados básicos e como fazer boas fotos quando estiver no imóvel.

Antes de mais nada, chegar no horário agendado, independentemente se for avaliação judicial ou extrajudicial, o Perito tem a obrigação de ser pontual, isso demonstra responsabilidade e respeito ao cliente. Procure se organizar, não agende vistorias com horários “apertados”. Chegando ao local, imediatamente se apresente, não comece a tirar as fotos antes de conversar com o cliente.

Tome todos os cuidados para anotar os detalhes do imóvel e da região. Observar a estrutura do bairro, como é a rua, se predomina imóvel comercial ou residencial.

Faça fotos reais, ou seja, nada de “maquiar”, não use recursos que distorcem a realidade. Se o imóvel estiver muito desorganizado, cuide muito para que apareça o mínimo possível. Não deixe aparecer animais, placa de carro, marca de produtos e pessoas, e muito cuidado com os espelhos, se posicione para que você ou alguém do imóvel não apareça no espelho.

Tenha paciência nesse momento, use uma boa máquina fotográfica ou um bom celular, tire a foto, verifique se ficou com boa resolução, tire novamente se for necessário, não deixe de ter esse cuidado, porque as fotos dizem muito sobre o imóvel.

Além de todos esses cuidados, os Peritos avaliadores de imóveis precisam ter sensibilidade, nunca sabemos o que podemos encontrar durante uma vistoria. Talvez crianças brincando, idosos com dificuldade para caminhar, pessoas muito falantes e que não param quietas, sem perceber que estão atrapalhando as fotos.

O ideal é manter a formalidade, explicar que o seu serviço é tirar as fotos e anotar os detalhes do imóvel, sem pressa, sem atropelos, porque depois na produção do laudo é que virão os questionamentos, as dúvidas, e se foram tiradas boas fotos e foram feitas as anotações, tudo ficará mais fácil.

Seja detalhista, observe tudo, seja curioso, faça seu trabalho usando seu conhecimento, mas também um olhar diferenciado. Cada vistoria é diferente, esteja preparado para o novo e nunca se acomode.

Comentários:

  1. POSSO COPIAR?

    Dorgival Cavalcante Duarte Santos em 07/02/2022
    • Olá. Citando a fonte, sim.

      Grasiela Gaspar em 13/06/2022
Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!