Arquitetura

O que são bairros planejados e suas vantagens

O que são bairros planejados e suas vantagens

Já ouviu falar em bairros planejados? São uma tendência mundial.

Normalmente estes bairros, criados por empresas de incorporação e construtoras, são espaços pensados para atender as necessidades dos futuros moradores da área, respeitando as regras municipais, os conceitos de sustentabilidade e de urbanização.

Dentro desta lógica, buscam proporcionar aos moradores a integração com os serviços públicos, como transporte, coleta de lixo e saneamento. Há também uma delimitação bem específica quanto à separação dos espaços, de forma que a distribuição de residências, empreendimentos comerciais, espaços de lazer, por exemplo, são posicionados de forma estratégica.

Todos já ouviram falar em condomínio fechado. Mas não é a eles que estamos nos referindo, pois seus espaços comuns, tais como ruas e praças, são espaços privados, e nos bairros planejados esses espaços são públicos.

Vamos pontuar 4 vantagens dos bairros planejados!

Localização

O bairro planejado costuma ser projetado fora dos grandes centros. Faz parte do projeto oferecer a maior gama possível de serviços aos moradores: escolas, mercados, comércio em geral, etc.

Assim, ao mesmo tempo que está fora dos locais de grande circulação de pessoas, tem toda infraestrutura necessária para que seus moradores tenham qualidade de vida e acesso a tudo que necessitam.

Organização dos espaços

Os bairros comuns costumam sofrer com o crescimento desordenado e construção dos mais variados perfis de imóveis, que não seguem padrão.

A falta de obediência das regras de construção, como a distância entre os prédios vizinhos, tipo da matéria-prima empregada na construção, mescla de residências com comércio, entre outros, podem fazer os imóveis do entorno se desvalorizarem.

Você já viu um apartamento ou casa perder a ventilação e insolação após uma construção irregular?

Quando você habita em espaço planejado as chances de você ter transtornos desta natureza são muito menores. Além dos espaços para os imóveis serem alocados de forma estratégica, os administradores do empreendimento seguem atentos para as regras sejam cumpridas.

Sustentabilidade

A preocupação com o planeta é algo real e necessário. Adotar um comportamento mais sustentável para ajudar a manutenção do meio em que vivemos é dever de cada cidadão.

Os projetos de bairro planejado sempre levam em consideração o melhor aproveitamento dos recursos naturais. Fatores como o uso racional da água e da energia, a capacidade de esgotamento sanitário e a destinação do lixo são dimensionados e os recursos otimizados, o que se reflete em saúde, bem-estar e qualidade de vida.

Valorização

Pelas razões apontadas acima, o bairro acresce valorização nos imóveis que o integram. E existe uma projeção de crescimento e desenvolvimento maior para bairros planejados que para bairros comuns. Alguns índices apontam que os terrenos em espaços planejados podem alcançar uma valorização de até 30% em comparação ao que valeriam em um loteamento comum.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!