Corretor de Imóveis

Trabalhando com Galpões Logísticos

Trabalhando com Galpões Logísticos

Você que gostaria de trabalhar com galpões logísticos para comercialização e locação?

Desde 2021 o mercado de galpões vem aquecido. Segundo a Folha de São Paulo (https://bit.ly/3MoxC7Y), naquele ano, o mercado de galpões bateu recorde graças ao avanço do e-commerce. Em 2023 permanece o bom desempenho do setor (https://bit.ly/3MMFjpT).

Esse é um mercado bem específico e quem trabalha com esse tipo de imóvel, de saída, deve conhecer bem os tipos de negócios que podem ser desenvolvidos, o zoneamento do município e os modais de transporte na área de sua instalação.

Normalmente a instalação de galpões se dá em áreas industriais e nas franjas dos municípios, com a cesso à rodovias e ferrovias. O trabalho com carga e armazenagem produz grande ruído e tráfego, e exige, ainda, ruas e mais largas e espaços maiores para a manobra de grandes caminhões e carretas.

O corretor de imóveis que atuar nessa área poderá encontrar clientes que busquem galpões isolados, loteamentos logísticos ou condomínios logísticos.

Galpões isolados: são aqueles normalmente instalados em áreas periféricas, junto a rodovias ou zonas industriais. Os galpões mais valorizados são aqueles mais novos ou “retrofitados”. O mercado atual exige cada vez mais tecnologia e conforto nos imóveis. Para os galpões vale a mesma máxima

Loteamentos logísticos: são loteamentos com infraestrutura voltada para a instalação de galpões. Pelo tipo de negócio que se propõem a abrigar, esses loteamentos possuem dimensões de lote proporcionais e pavimentação reforçada devido à circulação de caminhões. Nesse negócio o empreendedor entrega somente os lotes e a infraestrutura. A edificação fica a cargo do adquirente.

Condomínio Logístico ou centro logístico: são condomínios de galpões prontos, que objetivam a operação logística de diferentes tipos em um só lugar. Nesse negócio, diferente do loteamento logístico, os galpões já estão prontos para a utilização do adquirente/locatário. A vantagem de instalação em condomínios logísticos é a segurança e a infraestrutura de serviços compartilhados, como equipamentos para movimentação de cargas, docas etc. Normalmente os galpões são geminados.

Quanto ao tipo de uso, os galpões podem ser classificados como:

  • Armazéns: para armazenagem e estocagem, com espaço adequado para paletes;
  • Cross-docking: apto à movimentação de carga, com docas de um lado e saída livre no outro;
  • Misto: projetados para receber vários tipos de processo produtivo. Podem ser adaptados para vários tipos de aproveitamento;
  • Industrial: projetado para instalação de indústrias, com pé-direito alto e piso resistente;
  • Storage: que são cada vez mais comuns, divididos em boxes individuais de vários tamanhos, e servem para armazenamento de bens pessoais, como móveis e documentos.

É sabido por todos que no mercado imobiliário a especialização garante maior desempenho de vendas. Ter a capacidade de oferecer a solução para o cliente, é ainda mais importante no mercado de galpões, em que os clientes que buscam esses imóveis tem necessidades específicas.

Se você deseja atuar nesse mercado, seja assertivo, tenha opções variadas mas com foco nesse nicho, atente para o problema apresentado e busque a solução adequada para o cliente, faça parcerias.
Sucesso!

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!