Qual o conceito de inovação?
A inovação é sempre tida como sinônimo de mudanças e/ou melhorias de algo já existente. Um dos grandes pensadores da inovação, o economista e cientista político austríaco Joseph Schumpeter, tinha claro que a inovação é o motor do crescimento econômico.
Nesse sentido, a aplicação do home stage é uma inovação importante quando se trata de rapidez na comercialização de imóveis.
Home Stage é uma decoração estratégica que prepara um imóvel de modo a torná-lo mais atrativo ao maior número de pessoas, aumentando assim o seu valor.
Para aplicar o home stage é preciso ter domínio desses três pilares: Conhecimento de design de interiores, marketing imobiliário e conhecimento do perfil do público.
Descoberto nos EUA há mais de duas décadas, eles utilizam essa técnica para comercializar imóveis. Assim também Europa. Hoje, no mercado externo, 90% dos imóveis são negociados após a contratação desse serviço.
Somente agora começando a ficar conhecido no Brasil, o home stage é aplicado por profissionais peritos na arte de criar atmosferas envolventes.
Percebemos que existe uma demanda reprimida, principalmente entre as camadas mais exigentes da população, que não se importam em pagar mais pela conveniência que o serviço disponibiliza.
Nesse sentido, métodos arcaicos de venda de imóveis sem produção e baixa qualidade de fotos, com os espaços vazios e sem manutenção, costumam deixar os imóveis parados e proprietários a ver navios. São práticas que não atendem um mercado conectado em busca de experiências assertivas.
Com a velocidade de informações que temos nos dias atuais e a falta de tempo das famílias, a escolha em clicar num anúncio ocorre em apenas 3 segundos…Sim, esse é o tempo médio que uma foto tem para captar a atenção dos usuários nos portais de venda de imóveis.
A fotografia é a mais poderosa ferramenta de marketing… e 90% das pessoas buscam imóveis pela internet. Obviamente os anúncios que tiverem fotos mais atraentes ganham o clique.
Assim, quando o potencial comprador é atraído para dentro do seu anúncio, aumentam muito as chances de marcar uma visita. Com boas fotos, as visitas são meramente para validar o que viram na internet e fechar o negócio. Ganha-se tempo, dinheiro e credibilidade.
E você proprietário, o que você está fazendo para que seu imóvel se destaque nesse mar de ofertas que é a internet?
- Ainda acha que pode vender sozinho seu imóvel?
- Chama várias imobiliárias e não dá exclusividade a ninguém?
- Pensa que quanto mais placas na sua fachada, mais rápido venderá?
- Deixa que as imobiliárias tirem foto para divulgação do seu maior patrimônio sem nenhum preparo?
- Não confia em nenhum corretor e acompanha as visitas de perto?
Todas essas alternativas posso lhe assegurar que não trarão o resultado pretendido.
A conta a ser feita é a seguinte: usualmente quando um imóvel demora mais de dois meses para ser vendido, os proprietários, preocupados com as despesas de mantê-lo fechado, pensam em diminuir o valor que em via de regra fica em torno de 10%. No caso do imóvel custar 1 milhão, esse desconto representa R$100 mil.
O que muita gente ainda não sabe é que investindo no trabalho de um expert em preparação para venda/aluguel, com um pequeno investimento o imóvel é negociado muito mais rápido e sem descontos.
A boa notícia é que o home stage veio pra ficar e essa é uma ferramenta que trabalha para um mercado com alto nível de exigência. Falta-nos agora disseminar essa cultura e mostrar os benefícios de quem já está atuando dessa forma.
“A venda ganha velocidade e quando o resultado chega, o custo da aplicação perde a importância diante do lucro obtido e da experiência que se entrega”, segundo Zubin Irani — empresário britânico.
Comentários: