Avaliação Imobiliária

Minha primeira avaliação, e agora? (Avaliação extrajudicial)

Minha primeira avaliação, e agora? (Avaliação extrajudicial)

Esse é o momento crucial para o trabalho e também aquele momento que gera a expectativa, os calafrios, a insegurança e a decisão para aceitar o serviço. Mesmo com a formação, cursos e estudo, mas na hora de colocar em prática tudo o que foi aprendido é normal surgir as dúvidas.

Nessa hora não pense em mais nada, aceite o desafio, é a oportunidade de começar na área das avaliações de imóveis. Comece com um bom orçamento e para isso é necessário ter todas as informações possíveis do imóvel avaliando.

Lembre-se que o cliente é leigo, nem sempre ele vai entender o motivo de você estar solicitando as informações sobre o imóvel, então explique a ele que você precisa da documentação e de informações para que consiga definir um valor justo para os honorários.

Se sentir insegurança, solicite orientação de um Perito Avaliador mais experiente e se achar necessário faça uma parceria. Pelo menos até entender melhor o procedimento do trabalho, a parceria é uma excelente alternativa, assim vai pegando experiência.

Cada imóvel tem sua peculiaridade e sua complexidade, por isso é fundamental coletar o maior número de informações para que os honorários sejam justos. É necessário ter a matrícula, o endereço, a certeza de qual é o imóvel, que tipo de edificação, a metragem. Quanto mais detalhes, mais coerência terá seu orçamento e além disso é preciso argumentar e detalhar todo procedimento do seu serviço, desde a vistoria, as pesquisas, as horas de trabalho, enfim, é preciso justificar o valor a ser cobrado.

É muito comum o orçamento não ser aprovado, isso é normal. Não pode desanimar, pois se esse não for aprovado, o próximo pode ser! E quando o orçamento é aprovado, começa a preparação para agendar a vistoria, todo cuidado e organização para que o trabalho seja o melhor possível.

E em hipótese alguma deixe de fazer a vistoria do imóvel, não existe avaliação sem vistoria, a não ser os casos em que há litígio, mas mesmo assim, é necessário ir até o imóvel, conhecer a localização e conhecer o imóvel a ser avaliado, mesmo que somente externamente.

Essa é a primeira parte para a avaliação do imóvel.

Fique ligado que na próxima publicação trarei mais dicas sobre o procedimento e detalhes de uma avaliação de imobiliária.

Comentários:

Ao enviar esse comentário você concorda com nossa Política de Privacidade.

Imagem de fundo
Ícone da newsletter

Cadastre seu e-mail e não perca nenhuma novidade!